top of page

Porque meu cachorro tem queda de pelo?



Antes de comentar sobre os problemas da queda excessiva dos pelos, é importante lembrarmos que a troca de pêlo ou "muda" nos cachorros é um processo natural de renovação dos pêlos antigos em novos, acontecendo em todos os cães em um ciclo contínuo durante sua vida.


Os pêlos tem funções importantes nos cachorros, como a proteção da pele e a manutenção da temperatura corpórea, principalmente nos períodos que ocorrem mudanças climáticas.


Então podemos concluir que a queda de pelo pode ser um acontecimento natural (fisiológico) ou por causa não natural (patológica). Essa queda anormal do pêlo, esta atrelada no cão a várias doenças, algumas doenças são observadas no próprio pêlo ou da pele, como as infecções cutâneas (micoses e dermatites bacterianas), infestações parasitárias (pulgas e piolhos), problemas hormonais e nutricionais, além de distúrbios genéticos (seborréias).


Diferenciar uma queda de pêlo natural de uma anormal em seu cachorro é fácil, normalmente uma queda de pêlo provocada por razões fisiológicas, a cobertura da pelagem esta integra. Por outro lado, quando o motivo da queda de pêlo é anormal, observamos notáveis falhas, "buracos" com falta de pêlos. Além de apresentar outros sinais de agravo como lesões ou feridas na pele, irritações (vermelhidão), descamação (caspa), coceira, pêlo quebradiço e ressecado.


Se caso seu cachorro apresenta queda de pêlo anormal, procure um veterinário, pois essa queda pode ser um sintoma de outro problema, somente um especialista poderá de ajudar e avaliar corretamente a causa desse agravo.


Dicas de como minimizar a queda de pêlo do meu cachorro?


Abaixo descrevo algumas dicas para amenizar uma queda de pêlo de forma exagerada em seu cachorro, lembrando que a troca de pelagem é irreversível e não poderá ser evitada.


  • Banho

Uma frequência correta de banhos, uso de produtos adequados e outros cuidados com a higiene da pele de seu cachorro é importante não só para manter a qualidade dessa pelagem, como também para evitar a queda excessiva.


  • Tosa

A realização da tosa é importante para inúmeras raças de cães, além da sua função estética, ela desempenha um hábito de higiene e saúde. Manter seu animal tosado elimina os pêlos indesejáveis e facilita a sua observação de possíveis falhas na pelagem.


  • Escovação

Uma boa frequência de escovação ajuda bastante na diminuição da queda do pêlo em seu cachorro. O hábito de escovar estimula a queda e a remoção dos pêlos soltos e mortos.


  • Alimentação

Uma ração de baixa qualidade está diretamente relacionada a problemas na pelagem de seu animal. Alimentar seu cachorro com rações que suprem adequadamente o teor nutricional é investir em um animal saudável.


  • Proteção contra parasitas

A presença de pulgas e carrapatos na pele de seu cachorro, influência na qualidade da sua pelagem. Além das doenças associadas a presença desses parasitas, irritações cutâneas e coceiras podem causar quedas, falhas, pêlos embaraçados e quebradiços.

TEXTO ORIGINALMENTE PUBLICADO NO SITE: DICAS BOAS PRA CACHORRO

Mv. MSc. Raphael Rocha

Dermatologia e Alergologia Veterinária

CRMV -RJ 10436

Facebook: Raphael Rocha - Dermatologia e Alergologia Veterinária

Posts
Posts Recentes
Arquivo
Siga....
  • Facebook Basic Square
bottom of page