Piodermite de Calos de Apoio

15/12/2015

A piodermite de calo é um processo de infecção bacteriana secundária em um calo de apoio sujeito a traumas constantes, produzindo fístulas e úlceras em pontos de pressão.

As lesões são mais comuns em articulações do jarrete e cotovelo em animas de raças grandes e gigantes. Pode ocorrer também em raças menores, principalmente na região esternal do tórax em Dachshunds, Boxers e Doberman. É comum o envolvimento de uma infecção de origem estafilocócica, podendo desenvolver uma piodermite profunda, agravando seu prognóstico clínico e terapêutico.

O exsudato das lesões ulceradas ou mesmo fistuladas, podem ser utilizadas para realização de exames citológicos, auxiliando no diagnostico clínico das piodermites de calos. Normalmente, observamos uma infecção resultante de um processo inflamatório piogranulomatoso.

O tratamento se divide em duas etapas, a primeira consiste em aliviar o trauma do tecido lesionado para ocorrer uma boa cicatrização. Já a segunda etapa, consiste em eliminar a infecção e auxiliar para que ocorra uma boa cicatrização, sendo necessária uma terapia tópica e sistêmica, por tempo prolongado.

Em casos graves, procedimentos cirúrgicos podem ser indicados, entretanto, o período pós-operatório é difícil e muitas vezes doloroso ao paciente.

Hoje, novas técnicas cirúrgicas como a criocirurgia ou procedimentos de laserterapia (fototerapia), podem atuar, acelerando o processo de cicatrização.

Dermatólogo Veterinário

Facebook: Raphael Rocha - Dermatologia e Alergologia Veterinária

Como explicar os cuidados e controles dos pacientes com Dermatopatias alérgicas (DA) aos seus proprietários?

February 1, 2016